"O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz." - Isaías 9:2

Na grande roda gigante da vida, o ser humano tende a girar mais para baixo do que para cima, pois num mundo de trevas, como se pode esperar luz? Num mundo de escuridão como se espera que o sol brilhe?

Ainda assim, o Sol brilhou. Aquele que é a resplandecente estrela da manhã brilhou sobre todos nós, e vimos essa luz, e os que amam a luz andaram em direção a esta luz e foram iluminados por ela.

Neste mundo encontramos diversos sofrimentos, diversas angústias, e entre a pior delas é a angústia da alma. Algumas vezes já ouvi a seguinte frase: "A depressão é pior que o câncer, pois uma pessoa com câncer tem a vontade de vencer ele e viver, já a pessoa com depressão não tem mais o prazer da vida e só deseja desaparecer..." e pessoalmente creio que ela reflete bem como o extremo da angústia da alma é.

"Essa vida já não tem sentido, e não há ninguém por mim, ninguém me vendo e nem entendendo o que eu realmente sinto, ninguém pode me compreender ainda que eu fale, e mesmo que me compreenda, ele não pode me ajudar" é na verdade o pensamento de alguns, e em parte esse pensamento é correto, afinal, que ser humano vai conseguir te compreender e te entender? Não existe ser humano que realmente sinta o que outra pessoa sinta, ninguém é ligado por telepatia ou algo do tipo.

Quando olho a bíblia sagrada na história contada em João 5:1-15, onde fala de um homem que há 38 anos estava enfermo, eu penso sobre a esperança que muitas vezes já perdemos. Pensem que 38 anos é a metade da vida de uma pessoa média, e há 38 anos este homem buscava a cura sem achar, e no tempo determinado do agitar das águas ele estava lá olhando, mas como já suas esperanças haviam desaparecido ele ficava apenas a observar, já desiludido, sem esperanças, aceitando seu fim e sem mais nenhuma força para lutar. É claro, o simples fato dele ir no local da cura mostrava que ainda havia esperança - o que é confirmado pela sua fala de querer ficar curado - e Jesus concretizou esta esperança.

Ao longo dos evangelhos de Jesus, vemos que muitas pessoas foram até Jesus, mas também existem pessoas que Jesus foi atrás, pessoas de todos os tipos, cansadas, sobrecarregadas, leves, ricas, pobres, jovens, velhos, alegres e tristes. Ele é o bondoso amigo, fiel e verdadeiro para sempre, e sim, Ele é a nossa esperança.

Quando as trevas nos rodeiam e já nada nessa vida faz sentido, a alegria já não tem alegria, a felicidade não tem espaço, os sorrisos são forçados e o que era saboroso no paladar já não satisfaz, mas é degustado à força, quando o prazer da vida já se vai e também começamos a pensar "Porque estou aqui mesmo? Era melhor eu nunca ter nascido", eu posso afirmar, que Jesus tem o poder de dissipar essas trevas.

Não é atoa que Ele diz que veio para que tenhamos vida e vida em abundância, não é atoa que Ele vem ao nosso encontro muitas vezes quando menos imaginamos e nos dá novamente o prazer, nos dá novamente a alegria, de maneira diferente de como o mundo nos dá.

É difícil e complexo explicar o mundo espiritual, afinal, não consigo vê-lo e não me é dado o dom de vê-lo - ao menos não ainda, não conheço o futuro - mas certamente pela convicção da fé, não apenas eu, mas creio que você que tem ao menos uma crença em Deus também consegue imaginar que Jesus consegue nos dar um novo sentido de vida, um novo objetivo, um novo tipo de ânimo.

Para quem é bem pensativo como eu, olhem para nossa insignificância em termos do universo, quão pequeno somos! E quão grande é Deus que criou tudo isso! Quando estamos olhando apenas de forma carnal para essa situação, o desespero é a primeira sensação que podemos ter, porque no processo da vida carnal só existem duas certezas: a primeira delas é que se pensamos, então significa que uma dia nascemos e atualmente estamos vivos, a segunda delas é que um dia vamos morrer, e quão assustador é a morte do ponto de vista carnal, muitas vezes um sofrimento sem fim no corpo para então morrer e no fim, nada, um grande vazio e o apagar da existência, tudo acabou - o simples pensar disso me trazia um vazio existencial.

Mas então, encontrando Jesus temos uma esperança e também o conhecimento daquilo que há de acontecer tanto aos que fazem o que é bom, reto e agradável aos olhos de Deus Pai, quanto aos que fazem aquilo que é mal, torpe e desagradável aos olhos de Deus Pai.

É claro, esse conhecimento só pode vir se vier acompanhado na fé daquilo que é descrito.

Saibamos que Deus nos acolhe, que Ele tem poder e não o ser humano, a mente humana foi criação sua, os sentimentos concedidos para nós. Aquele que nos criou, aquele que formou a vida, é poderoso para fazer muito mais do que imaginamos. Não estamos abandonados, e não estamos largados sozinhos neste mundo, Deus olha para todos nós, e quem estiver com qualquer aflição se refugie nEle, porque ele não vai te decepcionar. Deus concede esperança, a esperança em Deus não falhará.

Quando o Senhor Jesus nos pega quase desfalecendo e nos concede vida verdadeira, então temos uma alegria incalculável e realmente sem explicação, que é capaz de nos fazer feliz mesmo na mais infeliz situação, algo sobrenatural de verdade.

Aos que me ouvem agora e estão já cansados e enfadados desta vida,
Aos que as esperanças já se foram a muito tempo e são cascas vazias,
Aos oprimidos em espírito que olham para os céus com olhos sem vida,
Aos que buscam um sentido para viver,
E aos que estão envoltos pela escuridão.

Saibam que Jesus Cristo é real, e aquilo que sobre Ele está escrito se cumprirá,
Ele dá forças ao cansado e multiplica as forças ao que já não tem vigor,
Ele dá vida em abundância e restaura a vida aos olhos sem esperança,
Ele é o sentido da vida,
É a grande luz que resplandece nas trevas.

Ele não abandona,
Nem nega a mão ao que lhe aciona,
Seus ouvidos estão sempre atentos ao pecador,
Que perante Ele, vem os seus males expor,
Livra o jurado de morte e defende os órfãos sem sorte.

Concede um Pai ao que lhe clama,
E agua e pão coloca na mesa de quem o ama,
Ama a justiça e deseja o bem de todos neste mundo,
Mas o mundo não o aceita, infelizmente não sabendo o que rejeita,
Manda seus Emissários então,
Alguns os ouvem, outros não.

E por fim,
E por fim,
Os tempos vão chegando,
E o fim realmente se aproximando,
Fujam enquanto tempo há,
Refugiem-se em suas asas já,
O fim vem, próximo já está,
O fim vem, refugiem-se em Jesus já.