Parte 1/3

Josias foi posto como Rei de Jerusalém (Rei de Judá) enquanto ainda era apenas uma criança com oito anos de idade, sendo filho do antigo rei Amom, da descendência de Davi, que havia reinado apenas dois anos até ser morto por seus próprios servos que por sua vez também foram mortos pelos cidadãos enraivecidos e que puseram Josias para reinar.

Mas a história de Josias não começa aqui.

Como relatado no capítulo 13 do primeiro Livro dos Reis:

"1. Eis que, por ordem do SENHOR, veio de Judá a Betel um homem de Deus; e Jeroboão estava junto ao altar, para queimar incenso.
2. Clamou o profeta contra o altar, por ordem do SENHOR, e disse: Altar, altar! Assim diz o SENHOR: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que queimam sobre ti incenso, e ossos humanos se queimarão sobre ti."

Este profeta morreu pouco tempo depois, após ser enganado por outro profeta que o levou a desobedecer aquilo que Deus havia lhe ordenado, mas a profecia persistiu, sendo concretizada cerca de 336 anos depois (FAZER DEPOIS VERIFICAÇÃO DE DATAS, NASCIMENTO, EXECUÇÃO DAS TAREFAS, ETC) quando o rei Josias nasceu, reinou e fez tudo quanto escrito está, sendo um rei exemplar como também o foi Davi.

Quando tinha cerca de 16 anos de idade ele começou a buscar ao Senhor, e quando tinha cerca de 20 anos ele se levantou para começar a purificação do seu povo, removendo altares, queimando e destruindo tudo aquilo que era contra o culto à Deus.