Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?
Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.

Isaías 53:1-2


Quem é Jesus para ti?
Muito se diz, muito se ouve, e exatamente por esse muito falar e ouvir de Jesus que se criam divisões e dissensões dentro daqueles que por misericórdia de Deus ouviram falar do seu nome e creram em suas promessas para salvação (e até mesmo aos que se intrometeram neste meio não como verdadeiros cristãos, mas como joio no meio do trigo para sua própria perdição).
O Jesus que provavelmente você ouvirá falar se perguntar da boca de qualquer pessoa na rua provavelmente será alterado:
Para uns Jesus será apenas amor e compaixão e que não se importa de jeito nenhum em nós errarmos. Para outros Jesus será alguém estritamente justo, afinal, "aquilo que o homem semear ele também colherá". Para outros será em meio termo para um lado e para outros será o meio termo do outro.
Na verdade, independente daquilo que nós seres humanos achamos, Jesus sempre será aquilo que é e tal afirmação não pode ser mudada independente daquilo que cada um crê. Colocando em outras palavras, a minha fé sobre algo não altera aquilo que é o objeto da minha fé. Fazendo uma imagem mental: Se creio que um pedaço seco de papel normal não vai queimar quando for jogado no fogo (a fé de alguém em algo, no caso o papel) não vai alterar o fato de que quando o papel normal seco é jogado no fogo ele vai queimar e virar cinzas (a realidade).
Jesus permanecerá o mesmo, confirmando uma afirmação do próprio Deus Soberano:

E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

Êxodo 3:14


Também,

Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.

Tiago 1:17


E ainda,

Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.

Hebreus 13:8


Essa verdade imutável é também uma âncora da nossa fé, porque afinal se vivemos pela fé em Cristo, temos essa fé pois cremos que aquele que nos prometeu é fiel para cumprir e que não mudará. Se houvesse ao menos sombra de mudança em Deus ou Jesus então ai de nós, porque certamente pereceríamos, mas aqueles que tem a salvação de Cristo e receberam o Espírito da Verdade sabem que aquele que nos prometeu não mudará, e que Ele é Fiel e Verdadeiro.
Não que eu queira discutir neste tópico quem Jesus é (digo isso referente às suas características que nos é revelado por meio da bíblia - sobre amor, compaixão, fidelidade, etc.), mas é um assunto importante sobre quem crê na pregação e que posteriormente posso fazer um texto sobre.
Então, quem creu em nossa pregação? Sabemos que na verdade assim como no tempo de Isaías, as pessoas nos dias de hoje também se inclinam para não crer em Deus, não como nos tempos de Noé em que somente a sua família se salvou, mas ainda poucos são os que aceitam ao Senhor Jesus em suas vidas, e menos ainda são aqueles que vão com Ele até a morte sem largar a sua fé.
E o braço do Senhor foi manifestado para quem? Enquanto a primeira pergunta se refere aos que deram crédito naquilo que era pregado, a segunda fala sobre a revelação do próprio Deus. Em resumo sabemos aquilo que Jesus disse a Tomé:

Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.

João 20:29


Também podemos falar sobre a revelação que Paulo teve do Senhor,

E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.

Atos 9:3-5


Se levarmos para esse lado das coisas, o de que cada pergunta escrita em Isaías se mostra como as situações que coloquei acima, então basicamente a primeira pergunta reflete sobre os que creram pela palavra de Deus até ao fim (porque aquilo que se fica pela metade não é fé, mas dúvida) e a segunda se mostra sobre a plena (ou não) revelação do Senhor Jesus (pessoalmente entendo "braço do SENHOR" como se fosse um título para Jesus, não procurei o entendimento de outras pessoas). Essa revelação de que se fala quando digo que pode ser plena ou não é referente às revelações do Senhor para cada pessoa: Os que literalmente viram Jesus com os próprios olhos ainda vivos, aqueles que sonharam e também os que foram arrebatados de um momento para ter uma conversa com Jesus, os que em coma ou outra situação de morte(afinal, Deus ainda ressuscita)/quase morte também foram arrebatados e viram ao Senhor ou aqueles que "apenas" ouvem a voz de Deus claro como a luz do Sol. Estas situações aos meus olhos vejo como revelações plenas de Jesus, agora sobre as não plenas sobre situações que ocorrem por meio da fé (digo isso para os que já são Cristãos - podendo se encaixar em alguns casos até mesmo em quem não é), entre essas situações estão as "provas" que muitos fazem com Deus e que muitas vezes se concretizam - até mesmo de formas sobrenaturais como em curas possíveis ou impossíveis para os homens, não se encaixando como uma revelação "plena" de Cristo no quesito de o ver ou ouvir sua voz, mas que é uma revelação do seu poder e logo da sua majestade e também existência para aqueles que não creem ou que outrora não creram.

CONTINUA