Haviam dois irmãos que moravam na mesma casa, um que alcançou ao Senhor e outro que não. O que havia alcançado a misericórdia dia a dia se mantinha na tentativa de não ser apenas ele à desfrutar daquilo que alcançou, mas também de que seu irmão chegasse a conhecer ao Senhor.
O irmão Cristão em seus caminhos ia cada vez mais se limpando, buscando sempre fazer aquilo que é bom, orando pelos necessitados e fazendo o bem a quem podia. Já o irmão descrente em seus caminhos ia cada vez mais se sujando, roubando de quem já não tinha, usando de trapaças e enganando todos a quanto podia - não se arrependendo de nenhum mal que cometeu.

E dia vai e dia vem chegou-se então um outro dia: dia de chuva forte, dia de vento forte. A primeira coisa que voou da humilde casa em que moravam foi parte do teto sob a sala de estar, a segunda perda foi o muro da frente que já fragilizado pela idade não aguentou, a terceira perda foi a maior, houve tal grande deslizamento de terra do morro que era colado à casa que a submergiu em terra.

Cerca de 20 horas após o ocorrido acharam a primeira vítima: um morador da residência, aquele que não se arrependeu de seus erros e neles persistiu, praticando aquilo que era mal. Continuando as varreduras constataram que não havia mais nenhuma vítima naquela localidade.

No dia da calamidade aquele que era Cristão havia ido visitar um amigo, que se encontrava doente e sozinho em casa, e ao ver o tempo de chuva e os ventos fortes logo se despediu e correu para casa retornar. Quando perto de sua residência estava o desmoronamento ocorreu e presenciando tudo, logo correu para fugir, mas a força da terra ainda de certa forma o alcançou e o derrubando numa pequena descida da onde estava sua cabeça bateu e logo desmaiou. Quando iniciaram as buscas cerca de 4 horas após o ocorrido ele foi o primeiro a ser encontrado e resgatado ainda desacordado.

E condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente;
E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis
(Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, por isso via e ouvia sobre as suas obras injustas);
Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;

2 Pedro 2:6-9


Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.
Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.
Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.

Romanos 9:13-18


Como sabemos, apesar de Cristo vir para todos, nem todos o querem. Mas aqueles que o quiserem ele tornou possível transformá-los em verdadeiros filhos de Deus, pela fé, isso independe de sua origem carnal.

Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

João 1:11-13


Deus não faz distinção entre homens, todos são criaturas de suas mãos, todos foram criação dEle. Mas o status de filho de Deus é algo que Ele somente concede para os que verdadeiramente o aceitam em sua vida. Para aqueles que realmente o tratam como verdadeiro Pai. Não age por força e nem por violência, antes simplesmente coloca uma escolha diante de todos os que ouvem falar sobre Seu Evangelho: "Deseja ter uma nova vida, uma nova esperança, um novo nome, um novo título e um novo fim?"
Cada um pode fazer sua escolha, e cada um recebe o fim que escolheu.